quinta-feira, 8 de outubro de 2009


Aprendendo a aprender

O vídeo acontece na idade média, trata-se de deixar o uso do papiro para o livro, então ali existe como tecnologia os próprios papiro e livro, a vela, o manual de instrução.

A homem que parecia ser um monge tentava aprender a utilizar o livro, e por desconhecimento do objeto tinha muita dificuldade, portanto chamou um “helpdesk” (sic) para aprender usar o livro.

O monge não sabia como abrir o livro, como virava as páginas, tinha medo de perder o texto, então o ajudante estava ali para socorrê-lo. Como desvantagem têm-se a dificuldade em lidar com o novo material, e vantagem é a facilidade que são os livros em ralação ao papiro (conservação, manuseio, praticidade, entre outros). Mudar a forma de pensar significa aprender, e abrir caminho para novas tecnologias, e é uma forma de exercitar o cérebro.

Trazendo o vídeo para atualmente, mostra uma realidade que acontece com a maioria das pessoas, a dificuldade em lidar com o novo e a humildade de admitir que não o conhece.


Um comentário:

  1. Como mencionado acima, o professor como sujeito pesquisador, é necessário que ele como mediador de conhecimentos favoreça a aprendizagem tendo a conciencia de que precisa estar sempre antenado a tudo aquilo que a mídia oferece. Desde as mais simples tecnologias às de ponta. Portanto, Professor!!!! busque aprimorar seus conhecimentos!!!!!!

    ResponderExcluir